34) Sonegador de impostos?

Imposto

— Resposta Rápida:

A entrevista foi há 17 anos. Bolsonaro fala que devemos sonegar tudo o que pudermos para sobrevivermos, e ele está correto. Imagine se você pagasse por todos os filmes/programas que baixasse ou produto comprado. Com a alta carga tributária atual, sonegar é pregar a sobrevivência.

Leia mais:  http://direitoeliberdade.jusbrasil.com.br/artigos/131118087/sonegar-imposto-e-errado-nem-sempre-no-brasil-e-legitima-defesa;

Se pelo menos fosse administrado corretamente… Mas veja, o Brasil é um dos piores em retorno de impostos: http://www.ibpt.com.br/noticia/2171/Pelo-5o-ano-seguido-Brasil-arrecada-muito-mas-nao-da-retorno.

— Resposta Completa:

Numa entrevista, realizada há 17 anos ao programa Câmera Aberta da Band RJ – apresentado por Jair Marchesini – Jair afirmou sobre sonegar tudo o que for possível, pois, do contrário, não sobreviveríamos. Meus amigos, esta é a maior prova de que ele é de direita e que tem uma visão mais libertária sobre economia, pois sabemos como as taxações são pesadas e como sufocam a economia. Sabemos que um governo grande com recursos mal administrados pode se inserir em maior corrupção. E sabemos, também, que os principais perdedores são os trabalhadores, pois ganham pouco e pagam muito.

Num pensamento simples, a tributação, para ser legítima, deve passar por dois questionamentos:

1) O Estado tem legitimidade de cobrá-los?
2) Quais são os critérios que o Estado deve fazer para efetivamente cobrá-los?

Então a primeira resposta já esta sanada, sem dúvidas o Estado pode cobrá-la! Pois ha um objetivo por trás daquele recurso.

Na segunda parte… O Estado tem legitimidade para elaborar leis, mas exigimos que as mesmas sejam compatíveis com o interesse público e satisfaçam alguns critérios. Se alguma for mal aplicada ou for estúpida, temos toda a razão de sonegá-la. Então, todo recurso deve ser gasto em prol da população, mas isso é uma realidade? Uma vez que isso não é seguido, haverá legitimidade ao recurso para sonegá-lo; conhecido como “sonegar moralmente”.

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou em Abril de 2013 que entre os 30 países com as maiores cargas tributárias, o Brasil é o que menos retorna a sociedade proporcional ao que arrecada.

Fonte : http://www.ibpt.com.br/noticia/2171/Pelo-5o-ano-seguido-Brasil-arrecada-muito-mas-nao-da-retorno;

Leia mais (passada pelo Jair num dos comentários do Facebook em que foi questionado): http://direitoeliberdade.jusbrasil.com.br/artigos/131118087/sonegar-imposto-e-errado-nem-sempre-no-brasil-e-legitima-defesa.

“Se você for pagar tudo o que o governo pede, você não sobrevive!” (Jair)

E você? Já deixou de baixar algum programa pirata, filme ou comprar algo “piratex” porque não pagou por eles?

Veja todo o vídeo e entenda (Bolsonaro falando sobre não pagar impostos):  https://www.youtube.com/watch?v=-utgvZN43I4.

Conclusão: Jair não é a favor da plena sonegação, porém, considera que em alguns casos há esta necessidade, pois com a atual carga tributária (que não era menor que antigamente), não vemos nem a metade dos nossos impostos serem administrados corretamente.

IMG_2786EA

*Eduardo Bolsonaro (filho de Jair) fez pós em Livre Mercado no Instituto Mises.

Liberais, libertários/Ancaps… Acreditem, ele sabe o que vocês sentem.


Direita segue direita? Então me sigam lá: Twitter: @RenanEdu ;                                           Instagram: _renaneduardo_

# CURTAM!!! -> Facebook : https://m.facebook.com/legiaopressora/

16 Comentários


  1. ·

  2. ·
  3. David
    ·

    Na verdade isso é meio óbvio. Não é como se ele fosse declarar do nada “eu sonego tudo”. Essa entrevista dele é de 1999. Vamos supor q ele realmente sonegasse os impostos todos, a midia seria a 1a a falar alguma coisa. A midia ñ perde a chance de falar mentiras dele, pq perderiam a chance de falar alguma verdade assim? Tanto é q eu nem vejo a midia falando nada disso. Os únicos q eu vejo falando são aqueles esquerdas q parece q ñ conhece vida fora do Facebook e acredita em qualquer coisa sem se informar de vdd.

    Responder
  4. guarafx
    ·

    Sonegar é crime, quanto mais gente sonega maior vai ser a carga tributaria, agora gostaria de saber a opinião dele sobre o regime militar que em apenas 6 anos, a dívida externa do Brasil simplesmente quadriplicou, passando de US$ 3,7 bilhões em 1968 para US$ 12,5 bilhões em 1973. Esta é a principal razão porque ainda hoje metade dos impostos são sugados para a divida publica. Quando 50% do arrecadado vai para a divida é impossível fazer milagre ou reduzir os impostos.

    Responder

    1. ·

      Sonegar é ERRADO! Mas no Brasil quem não sonega tem uma vida mais miserável do que ja é. Aqui é questão de sobrevivência mesmo. A única maneira de incentivar isto (leia novamente o texto) é baixar o imposto a níveis justos (5~15%), diminuir a burocracia, diminuir os gastos públicos (privatizando geral), etc. Ouse ja, incentivando (e não sufocando) o mercado. Estes são princípios direitistas. Não adianta baixar uma lei colocando como crime hediondo a sonegação de imposto… as pessoas simplesmente continuarão sonegando porque elas não acham justo pagar caríssimo por algo. Vide o exemplo do Netflix e como muitos deixaram de piratear séries e filmes.

      Sobre o regime militar ele elogia bastante os valores morais do período (entrevista ao New York Times: https://www.youtube.com/watch?v=a-5HGY0fvLo – aos 34:32), não a economia. Até porque em economia de direita não tinham NADA. Militares eram positivistas.

      Responder
      1. cleitonsalves
        ·

        Sonegar é CRIME, SIM, parem de ser desonestos. Aliás, a lei que transformou em crime é do período MILITAR:

        Lei nº 4.729, de 14 de julho de 1965.

        Art 1º Constitui crime de sonegação fiscal: (Vide Decreto-Lei nº 1.060, de 1969)

        I – prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei;

        II – inserir elementos inexatos ou omitir, rendimentos ou operações de qualquer natureza em documentos ou livros exigidos pelas leis fiscais, com a intenção de exonerar-se do pagamento de tributos devidos à Fazenda Pública;

        III – alterar faturas e quaisquer documentos relativos a operações mercantis com o propósito de fraudar a Fazenda Pública;

        IV – fornecer ou emitir documentos graciosos ou alterar despesas, majorando-as, com o objetivo de obter dedução de tributos devidos à Fazenda Pública, sem prejuízo das sanções administrativas cabíveis.

        V – Exigir, pagar ou receber, para si ou para o contribuinte beneficiário da paga, qualquer percentagem sôbre a parcela dedutível ou deduzida do impôsto sôbre a renda como incentivo fiscal. (Incluído pela Lei nº 5.569, de 1969)

        Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vêzes o valor do tributo.

        § 1º Quando se tratar de criminoso primário, a pena será reduzida à multa de 10 (dez) vêzes o valor do tributo.

        § 2º Se o agente cometer o crime prevalecendo-se do cargo público que exerce, a pena será aumentada da sexta parte.

        § 3º O funcionário público com atribuições de verificação, lançamento ou fiscalização de tributos, que concorrer para a prática do crime de sonegação fiscal, será punido com a pena dêste artigo aumentada da têrça parte, com a abertura obrigatória do competente processo administrativo.

        Responder
    2. willemsenna
      ·

      Vai ler a história, meu bom amigo… O Brasil estava vivendo um período de guerra e pós guerra em que não só o país como todo o bloco econômico que constituía os aliados sofreram com quebras na economia! EUA sofreu várias quebras na bolsa. México até hoje vive situação semelhante ao do Brasil (exceto pelo fato de que o México teve mais políticos competentes que o Brasil. Então não me venha colocar a culpa nos militares não! Isso é coisa de covarde! Todos os países do mundo sofreram com dívidas e a culpa disso é ainda as grandes corporações que parecem fazer parte de um cartel que ninguém desafia pelo poder que conseguiu ao longo dos anos.

      Responder
  5. willemsenna
    ·

    Outro detalhe: O governo militar do Brasil fez tantas obras de infraestruturas no país que ele se tornou um grande canteiro de obras! O país viveu um grande avanço no período militar! Famílias na década de 60 viveram muito bem! Não havia miséria (não tão expressiva como hoje) e na época eram até 10 filhos por família e um pai de família conseguia sustentar todos! Vai ter um filho hoje pra tu ver a merda que é disponibilizar as vezes até 90% dos seus ganhos pra custear leitinho especial, fraldinha descartável, comida “balanceada” pra criança, fora o absurdo que é o material escolar! Você não sabe o que está falando! Governo civil destruiu o País! A nossa única esperança é um homem que tenha a mentalidade de um governo militar pra fazer um serviço de excelência!

    Responder
    1. Ricardo Melo de Souza
      ·

      Esse é um analfabeto igual ao Bolsonaro. bolsontonto, lulistasa e dilmistas que é pior ou mororista.

      Responder
  6. João Carlos Alves da Silva
    ·

    Sonegar é crime. Não merece o mínimo respeito. Se é isso que passa para os filhos dele, jamais será merecedor de governar uma nação.
    O cara é um sem noção.
    Entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há certa cumplicidade vergonhosa.

    Responder

    1. ·

      No Brasil sonegar é legítima defesa, se você não entende isso você é cúmplice de um estado criminoso, sendo um imoral e anti-ético. Ninguém quer sonegar, mas para sobreviver HOJE só sonegando. Com Bolsonaro e a redução da carga tributária / estado / estatais aí sim você deve achar justo ou não, porque hoje definitivamente NÃO É.

      Responder
    2. Valdemar meira venancio
      ·

      Aposto q vc compra produtos importados q nem passou pela receita federal ..

      Responder
      1. Pucci
        ·

        “O Brasil não tem a mínima chance de dar certo”

        Roberto Campos… E eu como economista e pesquisador da América Portuguesa assino embaixo dessa afirmação.

        O Brasil é…

        Um Estado criminoso desde sua fundação.

        Parasitas como contatores, advogados, funcionários públicos federais e principalmente piriquitos armados, são os que mais defendem essa latrina Verde e Amarela que desde 1600 só faz roubar minha nação caipira.

        Esse parasita em questão, que muita gente acha escoteiro, nunca produziu um parafuso. Nasceu na minha terra mas o sotaque dele entrega sua nação e seus valores.

        A solução não é ruminar esquerda ou direita. Cada povo tem que escolher o seu caminho. A solução é dissolver essa república vergonhosa e cada Estado nação seguir o seu caminho.

        Responder
  7. Ann
    ·

    Então aos que dizem e sabem que sonegar é crime, e é não importa o motivo que for, é porque estão justificando o que ele fez? Nesse caso é uma coisa que justifica o crime praticado, porque alegam que o Brasil não distribui e faz mal uso do dinheiro, mas é o que dizer do bandido que rouba, porque tem os filhos pra da comida? roubou pra sustentar a família porque não venham com a hipocrisia de dizer que existem meios de trabalhar e que não trabalha porque é vagabundo, que não cola, se o roubo do deputado é justificado, vamos justificar todos!!!! Me poupe pra mim ele é um criminoso tb!

    Responder

    1. ·

      Ja baixou um filme? Ja assistiu algo pirata? Ja comprou algo do Paraguai? Usa Ad Block?

      Tem certeza que quer falar de crime?

      Seria imoral se os impostos fossem JUSTOS e coerentes, sonegar no Brasil é sim legítima defesa!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *